terça-feira, 13 de agosto de 2013

A HISTORIA DO AR COMPRIMIDO


O ar comprimido já era usado pelos antigos egípcios no fole e cilindros de madeira cerca de 2.000 a.C. Uma de suas primeiras aplicações foi soprar um braseiro para acender uma chama viva.
Foi encontrada uma pintura em um túmulo egípcio construído por volta de 1.500 a.C. mencionando um dos mais  eficientes  foles acionado a pé,  utilizado  para a obtenção  de  bronze.  Podemos considerar o nascimento do ar comprimido.

Catapulta: Através de um cilindro com ar comprimido os Gregos obtinham energia suficiente para arremessar seus mísseis.



Porta do Templo: 
Heron, um engenheiro que vivia na Alexandria no século primeiro a.C., criou um sistema para abrir a porta do templo automaticamente, usando a expansão do ar quente para forçar a água sair de um reservatório e ir para outro.



A verdadeira importância do ar comprimido se deu a partir século XIX com o desenvolvimento Industrial. Por volta de 1850 iniciou-se a aplicação do vapor em máquinas industriais e foi criado o compressor alternativo acionado a vapor. Em 1866 foi lançada a primeira máquina que comprimia o ar por meio de pistões metálicos.

Em seguida vieram os compressores chamados “molhados” que tinham as paredes borrifadas com água para retirada do calor gerada pelo processo de compressão.

Nenhum comentário: