terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Tipos de Partida - Partida Direta (Parte 3)

Partida Direta


Este é o último artigo da série tipos de partida. E temos certeza que agora você está craque neste assunto, não é mesmo. Mas afinal, o que é partida direta?

É um método de acionamento de motores de corrente alternada, na qual o motor é conectado diretamente a rede elétrica, ou seja, ela se dá quando aplicamos a tensão nominal sobre os enrolamentos do estator do motor de maneira direta.

Neste tipo de partida, a corrente de pico (lp) pode variar de 6 a 10 vezes a corrente nominal do motor, sendo a forma mais simples de partir um motor. Comumente, a vantagem principal é o custo, pois não é necessário nenhum outro dispositivo de suporte que auxilie a suavizar as amplitudes de corrente durante a partida.




terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Tipos de Partida - Partida Compensadora (Parte 2)

TIPOS DE PARTIDA

Afinal, o que é uma partida compensadora?


A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransfromador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.

A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador:
  • TAP 65%: Redução para 42% do seu valor de partida direta;
  • TAP 80%: Redução para 64% do seu valor de partida direta.
A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga, o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.

Vantagens da chave compensadora:

  • Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico
  • Necessita apenas de três fios de motor
  • O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contadores
  • Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal
  • Partida com carga

Desvantagens da chave compensadora:

  • Maior custo
  • Ocupa maior espaço
  • Baixo número de manobras consecutivas devido o autotrafo

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Tipos de Partida - Partida Estrela Triângulo (Parte I)

Olá pessoal, estamos de volta para mais um bate papo bacana relacionado ao mundo dos compressores. Vamos nessa?

Nos próximos três posts iremos explicar brevemente alguns tipos de partida.

Neste primeiro, falaremos sobre a PARTIDA ESTRELA TRIANGULO.

A Partida Estrela Triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, que utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar acessíveis em seis terminais. 

Neste método o motor parte em configuração estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas, diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionará uma perda considerável do conjugado (torque) de partida.

Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.

A Partida Estrela-Triângulo não pode ser utilizada em qualuqer situação. É necessário que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor.

Foto de propriedade da Ar Brasil Compressores

Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelo menos 90% da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato.

O uso de um tacômetro é essencial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta.

Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usadao outro tipo de partida como: Chave compensadora, soft-starter ou até mesmo um inversor de frequência nesta função.