terça-feira, 21 de junho de 2016

Você sabe a importância de um filtro coalescente?

Desvendando os filtros coalescentes.


Qualquer compressor ao captar o ar atmosférico possui em suspensão particulados, água, vírus, bactérias, hidrocarbonetos etc...
Após o processo de compressão, será fornecido ar comprimido com diversos tipos de contaminantes os quais deverão ser removidos para não ocasionar danos prematuros nos equipamentos industriais. 

Sendo assim, para esta remoção precisaremos de um secador de ar por refrigeração ou adosrção para retirada do condensado e filtros coalescentes para remoção de partículas. 

A escolha da melhor opção irá depender da qualidade exigida do ar fornecido. 
Os filtros coalescentes ABFC fornecidos pela Ar Brasil Compressores são de altíssima qualidade e certificados por órgãos de excelente reputação na Europa que atestam esta qualidade, além de serem fabricados na Inglaterra pela PSI, tradicional fabricante fornecedores de filtros coalescentes para diversos países.

Os secadores, em geral, utilizam um filtro na entrada chamado de pré-filtro coalescente, e um filtro de descarga, chamado pós-filtro coalescente.

Para secadores por refrigeração o pré-filtro tem a finalidade principal de reter óleo e partículas, impedindo a impregnação destas impurezas no interior do equipamento. Já o pós-filtro tem a finalidade de realizar a filtragem final entregando o ar na pureza requerida. 

Para secadores por adsorção, o pré-filtro coalescente tem a finalidade principal de impedir a entrada de gotículas de água nos vasos, pois estas podem danificar o material adsorvente. Já o pós-filtro retêm o particulado gerado pela abrasão do ar no material adsorvente.

Os filtros coalescentes utilizados em secadores por adsorção são: na entrada do secador pré e pós-filtro coalescente e na saída do secador filtro para pó. O pré-filtro fará a remoção de partículas de até 1µ, inclusive água e óleo condensados, deixando um residual máximo de óleo 0,5 mg/m³. Já o pós-filtro removerá as partículas de até 0,01µ, inclusive aerossóis de água e óleo com um residual máximo de óleo de 0,01 mg/m³. Na saída do secador o filtro de pó efetuará a remoção de partículas de até 1µ.

A não utilização destes filtros coalescentes implica em contaminação do material adsorvente existente dentro do secador, podendo provocar a sua perda e consequentemente substituição precoce. Já no secador por refrigeração iremos utilizar os filtros coalescentes na entrada do secador - pré-filtro coslescente, e na saída do secador - pós-filtro coalescente.

A não utilização de filtros coalescentes ou a utilização de filtros de má qualidade acarretará no entupimento, desgaste, envernizamento por óleo degradado no trocador de calor.


Ar Brasil Compressores
(11) 3904.8882
www.arbrasilcompressores.com.br

Nenhum comentário: